Singral Cimeiro - Campelo (Figueiró dos Vinhos) -Coordenadas: 40.04141/-8.23801 Altitude 673 Mts. -Com estação de Radioamador - Indicativo : CT1EIU

segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Mais uma perda.

É com bastante pesar que ficámos a saber que o nosso amigo e filho da terra o Sr.Manuel Garola faleceu no passado mês de Junho os nossos mais sentidos pêsames.


domingo, 5 de agosto de 2007

A festa anual

Decorreu mais uma festa tradicional aqui no Singral,foi mais um fim de semana que
decorreu com a Aldeia cheia de vida, desta vez para surpresa de muitos estavam lactentes as obras de construção da estrada de ligação Alge-Singral, o único aspecto negativo foi o facto do solo estar impregnado de alcatrão para receber o tapete final, o que causou algum mal estar a todos nós que o palmilhávamos...viemos a saber que foi uma distracção do empreiteiro e que a Câmara Municipal foi alheia a este erro técnico, todavia pensamos que não teria sido motivo para alguém ter descarregado alguma ira sobre os trabalhadores que efectuavam a obra...incompreensão ou oposição?
A procissão anual decorreu como habitualmente ,onde participaram no cortejo cerca de uma centena de pessoas.Vimos muitas crianças que ajudaram a salpicar o lugar de alegria e frescura a que o lugar não está habituado.
Registou-se também uma afluência muito grande dos nossos vizinhos de Alge que quiseram partilhar connosco a nossa festa e o nosso convívio ,foram avistados também uns visitantes vindos de Castanheira de Pera entre os quais o Sr. Osório mas que não se detiveram para tomar um copo...Ausência notada , foi do Sr.Presidente da Junta de freguesia de Campelo.
Durante o almoço tradicional, que decorreu com a presença do Sr.Presidente da Câmara e do Sr.Vice Presidente, respectivamente Eng.Rui Silva e Dr.Álvaro Gonçalves,houve lugar para trocar impressões sobre os mais variados temas, apreciar a boa comida confeccionada com muito esmero, por todos os que se envolveram no processo , ouvir a concertina do Sr. Fernando Macedo, que também nos visitou, e a finalizar a visita, o Sr.Presidente usou da palavra, para num discurso muito breve reiterar a intenção de manter uma postura de modo a não esquecer que o Singral é parte integrante do Concelho.
A música do baile esteve a cargo do Mário Silva de Alvaiázere,os Gaiteiros deste ano foram os mesmos do ano passado, a menina Angela, o sr.Armando e o sr.Jorge, que mais uma vez agradeço a vossa agradável presença. Para todos os leitores interessados aqui deixo algumas fotos do evento para se deliciarem...









Muitos não puderam esperar mas ela chegou...

Decididamente julgo não ser demais afirmar, que o Singral está a atravessar um momento histórico, a estrada chegou ! tudo isto graças à determinação coragem e empenho do actual presidente da Câmara de Figueiró dos Vinhos Sr. Eng. Rui Silva ,depois de ter sido alertado para esta grave lacuna, pelos poucos mas determinados habitantes do lugar, senão vejamos...
Para os meus leitores basta consultar o texto, http://singral.blogspot.com/2006/03/ainda-tao-desejada-estrada.html
  fazendo as contas, são cerca de 62 anos de espera desde que há memória ,das primeiras diligências feitas para sensibilizar o poder local da necessidade de dotar esta “charmosa “ povoação de acessibilidades minimamente condignas!
É certo que muita tinta correu,muitas promessas foram feitas,muita expectativa foi criada mas ... o acesso de Alge a Singral nunca foi mais do que um caminho poeirento, esburacado e de quando em vez com algumas operações de “maquilhagem” lá iam entretendo o “pessoal” .
Também não será difícil perceber que toda esta situação de abandono promoveu a desertificação do lugar. Ao que julgo saber uma das funções ou melhor, vocações, do poder local seria contrariar esta tendência .Fixar as populações e promover o seu desenvolvimento é sem dúvida um desafio que nem todos os que ascendem aos lugares públicos que o podem determinar tem capacidade ou coragem para o fazer.
Afinal, criar acessos condignos a povoações que deles precisam não são medidas estruturais? Muitos poderão não resistir á tentação de dizer; mas agora com tão pouca gente é que fizeram a estrada? Mas afinal em que é que ficamos, não será melhor tarde, do que nunca? Para mim ,este é um grande desafio que espero seja do agrado de todos os que ao Singral têm laços afectivos e não só ,pois acredito que o lugar irá lentamente ressuscitar da letargia a que foi obrigado.
O meu bem haja ao actual Presidente da Câmara, estou convencido que esta e outras iniciativas que decorrem e decorrerão no actual mandato não serão fruto de motivações meramente eleitorais, mas antes,decorrentes de um verdadeiro sentido humanista e da prática de uma cidadania que certamente farão brotar as invejas lactentes em alguns dos seus adversários políticos ,CORAGEM , Sr.Presidente e para toda a sua equipa ,que a seu tempo as incoerências dos seus adversários revelar-se-ão como um saldo positivo a seu favor.

(José Farinha)