Singral Cimeiro - Campelo (Figueiró dos Vinhos) -Coordenadas: 40.04141/-8.23801 Altitude 673 Mts. -Com estação de Radioamador - Indicativo : CT1EIU

terça-feira, 26 de junho de 2012

Tempo de férias...cá dentro!

Já a algum tempo que tenho vindo a reparar e com algum constrangimento nas informações erróneas que circulam nos roteiros turísticos a propósito do Viveiro das Trutas em Campelo,desta vez um nosso leitor fez despertar a vontade de fazer referência a este facto.
Veja-se por exemplo o que pode encontrar no site da Câmara Municipal;
"

Turismo

Percursos Turísticos

Campelo

Percurso em Campelo - A Beleza da Serra
Campelo é a freguesia mais a norte do Concelho e também a mais extensa, em grande parte ocupada por uma notável mancha florestal.
Saindo de Figueiró tome a EN 236-1, tomando a direcção de Vilas de Pedro, que possui uma das mais antigas capelas da freguesia dedicada a N.ª Sr.ª do Pranto, podendo parar no modelar parque de merendas à saída do lugar. Seguidamente naMachuca, local onde no século XVII existiu um Engenho de Transformação de Ferro, pode passar à beira da ribeira e contemplar a bela da paisagem proporcionada pela moldura verde e pelos açudes existentes. Continue o percurso, passando pelo lugar deFontão Fundeiro com o seu casario pitoresco, chegando, enfim, a Campelo. Parando no largo principal desloque-se à Praia Fluvial que aproveita o leito da Ribeira de Alge que nasce a montante, podendo logo após visitar o Viveiro de Trutas, que aproveita a pureza das águas da ribeira e que dispõe de um bela esplanada a ela sobranceira e de um restaurante onde poderá apreciar a singularidade da confecção da Truta, o queijo de cabra e o mel da Serra da Lousã. Motivo de interesse é também a Igreja Paroquial de N.ª Sr.ª da Graça, bastante elegante e com estatuária do século XVI.
Deixando Campelo cujo casario se encontra disposto em harmonia de presépio, tome a direcção de Alge, ao encontro da nascente da Ribeira de Alge, podendo mergulhar nas águas puras da Praia Fluvial, repousar no seu parque de merendas, apreciando a beleza natural da região. Uma nota para referenciar vários exemplos que encontrará no seu percurso, a existência de Alminhas, devocionários populares símbolos da religiosidade do povo que se encontram em número elevado por todo o concelho. Subindo até ao lugar de Singral Cimeiro, aldeia mais a norte do concelho, desfrute do ar puro da Serra da Lousã e aprecie a olho nu exemplares de caça maior.
"
 Claro que, no que concerne ao Viveiro das Trutas são "Tretas" nada disto existe neste momento,mas lamentavelmente leva-se as pessoas ao engano,seria bom isso sim, que algo fosse feito para recuperar e dar utilidade aquele espaço que até tinha quartos para alojamento,mas é mais um dos inúmeros exemplos que provam que este País anda sempre em contra-mão...   ! faça-se turismo cá dentro... mas traga o farnel no alforge!   Notícia do fecho do Viveiro,leia mais.
No entanto, gostaria de referir que apesar de tudo existe uma outra infraestrutura em Campelo capaz de minimizar esta lacuna ,que consta de uma Piscina e de um espaço de lazer muito agradável que foi construído no espaço da antiga escola primária,(Leia a notícia,clique aqui.) aqui poderá confeccionar o seu petisco pois existem óptimas condições para isso e ainda com balneários e a possibilidade de instalar a sua tenda para passar uns dias ,a associação local "O Convívio" também lhe pode proporcionar a toma de um café ou de uma outra qualquer bebida mas em horário restrito.Se for visitar Alge ,leve também o farnel e se a associação local "O Penico"estiver aberta também poderá desfrutar de bebidas diversas,se continuar a subir a Serra e vier ao Singral o mais provável é não ver ninguém o que não significa que não estejamos cá... e é sempre bem-vindo, no entanto a Associação local "Casa de Convívio do Povo do Singral"prevê estar operacional aos Fins de Semana para acolher eventuais visitantes. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu reparo.